1. EMENTA
O objeto da comunicação social. Contribuições interdisciplinares para a constituição de uma Teoria da Comunicação. As diversas correntes teóricas. Transformações históricas, processos de comunicação e seu inter-relacionamento, com ênfase no período contemporâneo. Os novos estudos teóricos em comunicação.
2. JUSTIFICATIVA
Introduzir o aluno à história do pensamento comunicacional, no que concerne ao desenvolvimento da reflexão sobre a prática profissional em comunicação.
3. OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL: Produzir conhecimentos básicos sobre o pensar teórico da comunicação.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Desenvolver a disciplina de forma que o alunho tenha noção básica de cada uma das principais teorias da comunicação e de seus autores;
– Propiciar sempre a aplicação da teoria em casos práticos do fazer profissional;
– Trazer questões atuais do campo comunicacional para discussão.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Introdução: teoria, ciência e objeto da comunicação
Natureza interdisciplinar do campo
Conceitos elementares
Modelos do processo comunicacional:
– paradigma matemático-informacional
– paradigma funcionalista-pragmático
– paradigma crítico-radical
– paradigma cultorológico
– paradigma midiológico
Introdução à semiótica
Pós-modernidade
Cibercultura
Temas contemporâneos: concentração de poder nas mídias, midiatização, convergência das mídias etc.
5. METODOLOGIA
– Aulas expositivas
– Trabalhos individuais de investigação sobre os conteúdos da disciplina
– Leitura e discussão de textos
– Provas
7. AVALIAÇÃO
– Trabalhos individuais de investigação sobre biografias e pensamento dos principais autores das Teorias da Comunicação
– 2 provas, uma no meio do semestre e outra no fim do semestre
– Produção textual a partir de leitura e discussão de textos científicos ou outros
G1: trabalho sobre autor das Teorias da Comunicação (peso 4: texto + apresentação) + prova (peso 4) + trabalhos sobre leitura e análise de textos (peso 2)
G2: prova
G3: prova reunindo conteúdos de todo o semestre
8. REFERÊNCIAS
8.1. Referência Básica
# BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à internet. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2004. 377 p. ISBN 8571117718
# HOHLFELDT, Antonio; MARTINHO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga. Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001. 277 p. ISBN 8532626157
# MATTELART, Michèle. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 1999. 220 p.
# MORAES, Dênis de (Org.) Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003. 414 p. ISBN 8501065226
# POLISTCHUK, Ilana; TRINTA, Aluizio Ramos. Teorias da comunicação: o pensamento e a prática da comunicação social. Rio de Janeiro Campus 2003. 179 p. ISBN 853520993X
# WOLF, Mauro. Teorias da comunicações de massa. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. 295 p. ISBN 8533621191
8.2. Referência Complementar
# ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. 254 p. ISBN 85-85061-16-2
# BAUDRILLARD, Jean. Tela total: mito-ironias da era do virtual e da imagem. Porto Alegre: Sulina, 1999. 174 p. ISBN 8520501397
# BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 23. ed. Petropólis: Vozes, 2003. 247 p. ISBN 8532605982
# CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: J. Zahar, c2003. 243 p. (Interface) ISBN 8571107408
# CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 9. ed. Rio de Janeiro Paz e Terra, 2006 698 p. ISBN 85-219-0329-4
# DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. 1. ed. Rio de Janeiro Contraponto 1997 237 p. ISBN 8585910178
# DEFLEUR, Melvin L.; BALL-ROKEACH, Sandra. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro: Zahar, 1993. 397 p. ISBN 85-7110-202-3
# ECO, Humberto. Apocalípticos e integrados. 6. ed. Sao Paulo: Perspectiva, 2004. 386 p. ISBN 8527301571
# GOMES, Pedro Gilberto. Tópicos de teoria da comunicação. São Paulo: UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 1999. 123 p.
# GÓMEZ DE LA TORRE, Alberto Efendy Maldonado. Teorias da comunicação na América Latina: enfoques, encontros e apropriações da obra de Verón. São Leopoldo UNISINOS 2001. 272 p. ISBN 8574310905
# JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, c2001. 189 p. ISBN 8571105898
# KELLNER, Douglas. A cultura da mídia: estudos culturais : identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001. 452 p. ISBN 8574600733
# LEMOS, André; CUNHA, Paulo (Orgs.) Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003. 231 p. ISBN 8520503551
# LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2000. 260 p. ISBN 85-7326-126-9
# MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 2. ed. Rio de Janeiro: UFRJ/NESC – Universidade Federal do Rio de Janei, 2003. 369 p. ISBN 8571082081
# MATTELART, Armand. História da sociedade da informação. São Paulo: Loyola, 2002. 197 p. ISBN 851502408X
# MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: M. Books, 2005.
# MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. 10. ed. São Paulo: Cultrix, 1995-2000. 407 p.
# MOLES, Abraham. Teoria da cultura de massa. 6. ed. rev. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. 364 p. ISBN 8521903502
# MORIN, Edgar. Cultura de massas no seculo XX. 9. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997. 2 v.
# RODRIGUES, Adriano Duarte. Estratégias da comunicação: questão comunicacional e formas de sociabilidade. 2. ed. Lisboa: Presença, 1997. 223 p. ISBN 972312073
# RÜDIGER, Francisco. Introdução à teoria da comunicação: problemas, correntes e autores. São Paulo: EDICON, 1998. 122 p.
# SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1999. 84 p. ISBN 851101103x
# SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola,….
# SILVERSTONE, Roger. Televisión y vida coidiana. Buenos Aires: Amorrortu, 1994. 313 p.
# TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo. Florianópolis: Insular, 2004-2005. 2 v. ISBN 857474204X
# WINKIN, Yves. A nova comunicação: da teoria ao trabalho de campo. São Paulo: Papirus, 1998. 216 p. ISBN 8530805275